terça-feira, 18 de março de 2008

Edição no Brasil

Chegada da Imprensa

Com a chegada de Dom João VI na ilha de Vera Cruz [obrigado a sair de Portugal devido a conflitos com Napoleão] iniciava o processo de formação da imprensa genuinamente brasileira, já que o primeiro jornal a circular por aqui foi o Correio Braziliense produzido em Londres.

Todo o material usado no parque gráfico veio no porão de um navio conhecido como Medusa, posteriormente foi instalada na casa do Conde da Barca e, num ato oficial, logo se transformou na Imprensa Régia. Nela foi editado o primeiro jornal no Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro, em 10 de setembro de 1808.

No início o Gazeta do Rio de Janeiro
tinha apenas 4 páginas e circulava
duas vezes por semana.
Passou por várias direções e
denominações, sempre com
caráter oficial, até tonar-se em
1º de janeiro de 1892,o Diário Oficial.


O segundo jornal editado no Brasil foi o Idade d'Ouro originado na Bahia em 1811. [Embora defendesse uma política de isenção total, o periódico durante seus 12 anos de existência defendeu abertamente o domínio português, fazendo frente ao Correio Braziliense que fazia duras críticas ao governo.]

Pouco mais de dez anos depois, cerca de 20 jornais surgiram no Rio Janeiro, dos quais o Diário do Rio do Janeiro, fundado pelo português Zeferino Vito de Meireles, já trazia algumas características do “jornal moderno”. Havia informações no formato de notícias sobre furtos, assassinatos, espetáculos, achados, aluguéis, etc, além de publicar anúncios de compra, venda..

Com informações do Brasil Rotário on-line.

Um comentário:

Silvia Quevedo disse...

Senhor blogueiro

O topo está legal, interessante. Mas, realmente, Robinho, seu desafio ainda é o texto! Tem problemas na construção frasal, há alguns erros de português. Nada que você não possa acertar com a vontade que eu sei que tem. Então, mãos à obra!
Um blog para falar desse assunto é bem interessante, mas dê uma olhada na checagem da informação. O primeiro jornal brasileiro circulou em Londres, antes de circular no Brasil, por exemplo... ofereça mais curiosidades...
Acho que falta interatividade. aposte nisso!
abraço
Silvia M.