sexta-feira, 28 de março de 2008

Correio Braziliense




1ª Fase
Considerado o primeiro jornal a circular no Brasil datado de junho de 1808, era editado em Londres e enviado clandestinamente ao país. O periódico era dividido em segmentos dedicados à Política, ao Comércio e Artes, à Literatura e às Ciências e Miscelânea.

O publicador do impresso mensal era Hipólito José da Costa [jornalista, diplomata e membro da acadêmia de letras]. Ele defendia idéias liberais e dava ampla cobertura a revoluções e ao processo de independência do Brasil.

As publicações do Correio duraram até dezembro de 1822. Após a independência brasileira, Hipólito da Costa considerou que não era mais necessário editar um jornal em outro país já que o Brasil tornara-se independente.


2ª Fase
Em 1960, o jornalista Assis Chateaubriand [na época embaixador do Brasil na Inglaterra e fundador da grande cadeia de jornais e rádios brasileiros “Diários Associados”] resolveu editar e publicar o Correio Braziliense numa segunda fase.

O principal motivo da retomada de Chateaubriand com o jornal era devido à proximidade das idéias de Hipólito da Costa com as do presidente Juscelino Kubitschek, principalmente no que se dizia sobre a transferência do poder do Brasil da capital para o interior.

Mesmo após a morte de Chateaubriand o jornal permaneceu sob o comando do Diários Associados. O jornal permanece ativo até hoje e destaca-se como um dos principais jornais de Brasília.


Com informações da hc1960.org.br e correioweb.com.br

Um comentário:

Silvia Quevedo disse...

Mister blogueiro

Parabéns, idéia boa, bons vídeos, nota 9,5, pois tem erros de português que comprometem (please, capricha na revisão) na perspectiva jornalística. Acho que deves investir em títulos mais atraentes. Podes também brincar mais com a interatividade.
no mais, muito bom, Silvia M.